Extraído de Uma Mente para Números: Como se Sobressair em
Matemática e Ciências (Mesmo Se Você Tiver Reprovado em Álgebra), por Barbara
Oakley, Penguin, Julho de 2014.
1. *Relembre.* Depois de você ler uma página, sem olhar para
ela, relembre as principais idéias. Destaque pouco e nunca destaque o que você
não colocou em sua mente primeiro ao relembrar as idéias. Tente se recordar das
idéias principais quando você estiver andando para a aula ou quando estiver em
um cômodo diferente daquele em que você aprendeu o conteúdo originalmente. A
habilidade de relembrar - gerar idéias de dentro de você mesmo - é um dos
principais indicadores de uma boa aprendizagem.
2. *Teste a si mesmo*. Em tudo. O tempo todo. Cartões de
anotações são seus amigos.
3. *Divida seus problemas*. Dividir o problema é entender e
praticar com a solução de um problema, de modo que ela venha à mente em um
flash. Depois de você resolver um problema, repita. Certifique-se de que você pode
resolvê-lo completamente - cada passo. Finja que é uma música e aprenda a tocar
repetidamente em sua mente, para que as informações combinem-se em um único
pedaço regular que você pode alcançar sempre que quiser.
4. *Faça repetições espaçadas*. Espalhe sua aprendizagem,
sobre qualquer assunto, em um pouco a cada dia, como um atleta. Seu cérebro é
como um músculo - ele pode lidar apenas com uma quantidade limitada de exercícios
sobre um assunto de cada vez.
5. *Alterne
diferentes técnicas de resolução de problemas durante sua prática.* Nunca
pratique por muito tempo apenas uma técnica de resolução em uma sessão de
estudos - depois de um tempo, você está apenas imitando o que fez no problema
anterior. Misture e trabalhe em diferentes tipos de problemas. Isso o ensina
como e quando usar uma técnica. (Livros geralmente não são estruturados dessa
forma, então você vai precisar fazer isso por conta própria). Depois de cada
tarefa e teste, volte nos seus erros, certifique-se de que você entende porque
você os cometeu e, então, refaça suas soluções. Para um estudo mais efetivo,
escreva à mão (não digite), de um lado de um cartão, um problema, e a solução
do outro. ( A escrita à mão constrói estruturas neurais mais fortes na memória
do que a digitação). Você também pode fotografar o cartão, caso queira
colocá-lo em um aplicativo de estudo em seu smartphone. Teste-se aleatoriamente
em diferentes tipos de problemas. Outra maneira de fazer isso é folhear
aleatoriamente seu livro, escolher um problema, e ver se você pode resolvê-lo
completamente.
6. *Faça pausas*. É comum não ser capaz de resolver
problemas ou não entender conceitos de matemática ou ciência na primeira vez
que você se depara com eles. Essa é a razão pela qual um pouco de estudo todo
dia é muito melhor do que muito estudo de uma vez só. Quando você se sentir frustrado
com um problema de matemática ou ciência, faça uma pausa para que outra parte de sua mente possa assumir e
trabalhar em segundo plano.
7. *Use questionamentos explicativos e analogias simples.*
Sempre que você estiver lutando para entender um conceito, pense consigo mesmo: como posso explicar isso de forma que uma
criança de dez anos possa entender? Usar uma analogia realmente ajuda, como
dizer que o fluxo de eletricidade é como o fluxo da água. Não apenas pense na
sua explicação - fale em voz alta ou a escreva. O esforço adicional de falar e
escrever permite codificar mais profundamente (ou seja, converter em estruturas
neurais de memória) o que você está aprendendo.
8. *Foco.* Desligue todos os bipes e alarmes do seu celular
e computador, depois configure um temporizador para 25 minutos. Foque atentamente
nesses 25 minutos e tente trabalhar da forma mais dedicada que você puder. Depois que o tempo acabar, dê
a você uma pequena recompensa. Algumas dessas sessões em um dia podem realmente
impulsionar seus estudos. Tentar definir tempos e lugares para estudar - sem
olhar para seu computador ou celular - é apenas algo que você faz naturalmente.
9.*Comece pelo o mais difícil*. Faça o mais difícil no
começo do dia, quando você está revigorado.
10. *Faça uma comparação mental.* Pense de onde você veio e
compare com o sonho de onde seus estudos irão levá-lo. Coloque uma imagem ou palavras
em seu espaço de trabalho para que você se lembre do seu sonho. Olhe a imagem
ou as palavras quando você perceber que sua motivação está lenta. Esse trabalho
irá recompensar você e aqueles que você ama!
10 Regras do Mau Estudo
Extraído de Uma Mente para Números: Como se Sobressair em
Matemática e Ciências (Mesmo Se Você Tiver Sido em Álgebra), por Barbara
Oakley, Penguin, Julho de 2014.
Evite estas técnicas — elas podem desperdiçar seu tempo, até
mesmo quando o fazem crer que você está aprendendo!
1. *Releitura passiva — sentar passivamente e correr os
olhos pelas páginas. *A menos que você possa provar que o conteúdo está indo
para seu cérebro, relembrando as principais idéias sem olhar para a página, a releitura
é uma perda de tempo.
2. *Deixar que os textos destacados confundam você.*
Destacar seu texto pode enganar sua mente fazendo-a pensar que você está
colocando algo em seu cérebro, quando, na verdade, tudo o que você está fazendo
é mover sua mão. Destacar um pouco aqui e ali é normal— às vezes pode ser útil na
identificação de pontos importantes. Mas se você estiver destacando o texto
como uma ferramenta de memorização, certifique-se de que o que você está
marcando também está entrando em seu cérebro.
3. *Apenas olhar para a solução de um problema e pensar que
sabe como resolvê-lo*. Esse é um dos piores erros que os estudantes cometem
quando estão estudando. Você precisa ser capaz de resolver um problema passo a passo,
sem olhar para a solução.
4. *Esperar até o último minuto para estudar*. Você deixaria
acumular para o último minuto se você estivesse treinando para uma corrida? Seu
cérebro é como um músculo — ele pode lidar apenas com uma quantidade limitada
de exercícios sobre um assunto de cada vez.
5. *Resolver
repetidamente problemas do mesmo tipo que você já sabe como resolver.* Se você
ficar resolvendo exercícios similares durante seus estudos, você não está se
preparando de verdade para um teste — é como se preparar para um importante
jogo de basquete apenas treinando o seu drible.
6. *Deixar as sessões de estudos com os amigos se
transformarem em sessões de conversas*. Verificar a sua solução de problemas
com amigos e perguntar uns aos outros sobre o que cada um sabe, pode tornar o aprendizado
mais agradável, pode expor falhas em seu pensamento e pode aprofundar seu
aprendizado. Mas, se suas sessões de estudos em grupo se transformam em
diversão antes de o trabalho ser feito, você está desperdiçando seu tempo e
deve procurar outro grupo de estudo.
7. *Deixar de ler o livro de texto antes de começar a
trabalhar os problemas*. Você mergulharia em uma piscina antes de saber nadar?
O livro é o seu professor de natação — ele guia você até as respostas. Você vai
se debater e desperdiçar seu tempo se não se der ao trabalho de lê-lo. No
entanto, antes de começar a ler, dê uma rápida olhada no capítulo ou seção para
ter noção do que se trata.
8. *Não esclarecer dúvidas com seus professores ou colegas*.
Professores são usados por estudantes perdidos que os procuram para serem
orientados — é nosso trabalho ajudá-los. Os estudantes que nos preocupam são aqueles
que não nos procuram. Não seja um desses estudantes.
9. *Pensar que você pode aprender profundamente quando você
está sendo constantemente distraído*. Cada pequeno impulso em direção a uma mensagem
ou conversa significa que você tem menos poder cerebral para se dedicar ao
aprendizado. Cada atenção interrompida puxa pequenas raízes neurais antes que
elas possam crescer.
10. *Não dormir o suficiente.* Seu cérebro junta
as técnicas de resolução de problemas quando você dorme, assim como pratica e
repete o que você colocou em sua mente antes de ir dormir. Fadiga prolongada permite
que as toxinas se acumulem no cérebro, o que interrompe as conexões neurais que
você precisa para pensar rápido e bem. Se você não tiver uma boa noite de sono
antes de um teste, nada que você tenha feito antes irá importar
Nenhum comentário:
Postar um comentário